No Sagrada celebramos o dia do Homem.
Celebramos no dia 19 de março de 2024 a Solenidade de São José, patrono universal da Igreja, esposo da Virgem Maria e pai adotivo de Jesus. Lembramos de São José como o chefe de família, e um pai cuidadoso e zeloso e fiel cumpridor das leis judaicas. No dia 1º de maio lembraremos de São José como o operário e trabalhador que sustentava através do suor de seu trabalho Maria e Jesus. Nesse dia também agradeceremos os 11 anos que o Papa Francisco deu início ao seu ministério petrino. Que São José interceda pela sua missão.
A Sagrada Escritura não traz muitos detalhes sobre a vida de São José e nem como era o convívio diário da Sagrada Família. Sabemos que São José era justo e fiel aos preceitos judaicos, tanto era justo que resolve abandonar Maria em segredo ao saber que ela estava grávida, pois ele não sabia ainda que era por obra do Espírito Santo e nem havia compreendido. Se ele abandonasse Nossa Senhora corria o risco de ela ser apedrejada, pois na época as mulheres adulteras sofriam o apedrejamento. Depois ele compreende e acolhe Maria consigo e posteriormente Jesus.
Por isso, o que a Sagrada Escritura traz sobre São José são esses momentos antes de Jesus nascer e após o seu nascimento, e narra para nós o cuidado que ele tinha com Maria e Jesus, sobretudo quando procura um lugar para que Jesus nascesse, e depois a fuga para o Egito e após a morte de Herodes a volta para Nazaré da Galileia.
Por mais que não esteja tão presente na Sagrada Escritura, sabemos que São José deve ter ensinado a Jesus os preceitos da religião judaica e ainda o ofício de artesão. São José toma Maria e o menino Jesus e os apresenta no templo, e depois quando participam da “festa das tendas”, e no retorno Jesus fica no templo e debate com os doutores da Lei.
São José tem tamanha importância para Igreja que a celebração de seu dia tem grau de solenidade e é celebrado na cor branca. A data da solenidade como dissemos cai no dia 19 de março, esse ano será uma terça-feira, sempre ocorre em meio ao tempo quaresmal, a Igreja faz uma pausa no período quaresmal para com alegria celebrar o padroeiro da Igreja universal.