Sejam bem-vindos leitores e pesquisadores!
Clique no link abaixo para acessar o ambiente virtual de nossa biblioteca:
Sistema de Biblioteca MultiAcervo
A biblioteca escolar faz parte do CRA – Centro de Recursos de Aprendizagem. É parte integrante do processo ensino – aprendizagem e exerce papel pedagógico na formação da competência do uso da informação na Sociedade do Conhecimento, pois favorece a busca da informação e a maneira de como processá-la.
A biblioteca possui um espaço preparado para diversas atividades como o prazer da leitura e o desenvolvimento da cultura, explorando diferentes meios e modos de comunicação.
E-mail: biblioteca@sagrada.net
Clique no link abaixo para acessar o regulamento de nossa biblioteca:
REGULAMENTO DA BIBLIOTECA IRMÃ ZÉLIA P. MAGALHÃES EDUCAÇÃO INFANTIL AO ENSINO MÉDIO
Serviços oferecidos
- Leitura no local
- Empréstimo domiciliar
- Levantamento bibliográfico
- Referência, pesquisa e orientação
- Escaneamento de documentos
- Terminais de consulta à Internet
- Dinamização cultural
- Cantinho da leitura
- Exposições
Pode-se afirmar que a Biblioteca teve inicio juntamente com a fundação do Colégio Sagrada Família.
Os relatos da época nos dão conta tratar-se de um pequeno acervo. É natural que, oriundas da Alemanha, poucas irmãs dominavam o português, daí a necessidade de dicionários e outras obras que serviam de apoio na nova terra, além das de praxe da vida religiosa.
Ao longo desses 129 anos, a Biblioteca passou por uma série de reformas, de enriquecimento do acervo e constante atualização.
Atualmente, a Biblioteca conta com a coordenação da bibliotecária Jaqueline Cristofolini e com um serviço especializado de atendimento, onde os usuários têm livre acesso às estantes.
Todo o acervo da Biblioteca encontra-se devidamente catalogado, classificado e informatizado. Conta com mais de 30 mil títulos de obras nas várias áreas do conhecimento (livros, anais, biografias, folhetos, entre outros) , revistas e jornal.
O jornal é:
- Diário Catarinense
- Superinteressante
- Veja
Muitos pais se preocupam com a falta de vontade de ler de seus filhos. Dizem que eles só abrem um livro quando não há mais nenhum jeito de escapar. Ler sem ser obrigado pela escola, nem pensar! O que fazer?
Em palestras e encontros com pais, costumo começar a conversa com uma pergunta simples e direta: Que exemplos de leitura seu filho tem em casa? Não estou falando de “conselhos”, estou falando de exemplos. Será que os pais mostram que valorizam a leitura de jornais, revistas ou livros?
Será que o filho é capaz de perceber os efeitos benéficos que a leitura pode trazer?
Ler jornais ou revistas nos deixa mais informados a respeito do mundo em que vivemos; ler literatura nos faz “viajar” sem sair de casa, permitindo-nos conhecer, por meio de histórias, outras maneiras de lidar com os problemas da vida, ampliando nossa visão do mundo. A leitura não dá respostas para nossos problemas, mas ajuda-nos a pensar sobre eles, estimula-nos a refletir. E isso nos ajuda a amadurecer, a crescer.
Os pais não devem obrigar o filho a ler. Isso não funciona. O que eles devem fazer, na minha opinião, é servir de exemplo. Devem também se interessar pela leitura do filho, procurando conversar sobre o que ele está lendo. A leitura será sempre mais enriquecedora se for seguida de uma conversa sobre o que foi lido. Mesmo com crianças pequenas é possível fazer isso, chamando a atenção para aspectos que elas talvez não tenham percebido ou pedindo que falem sobre aquilo de que gostaram ou não. O livro deve se transformar num ponto de encontro entre pais e filhos, estimulando o diálogo entre eles.
Não se pode esperar que a escola faça isso. Os professores podem ajudar, mas dificilmente vão modificar o comportamento que os alunos trazem de casa.
Além disso, os jovens não devem ler só o que a escola manda. Os pais podem procurar outros livros, de diferentes assuntos, em bibliotecas, livrarias ou mesmo em sebos (lojas de livros usados). Não é preciso ler muitos livros. O que interessa é a qualidade da leitura e não a quantidade de livros. Mas é preciso certa regularidade, para que o gosto se desenvolva.
Como cuidar dos livros da biblioteca:
A Biblioteca teve início juntamente com a fundação do Colégio Sagrada Família. Ao longo desses 129 anos, já passou por uma série de reformas, de enriquecimento do acervo e constante atualização, para que os usuários tenham livre acesso às estantes.
Todo o acervo da Biblioteca encontra-se devidamente catalogado, classificado e informatizado (controle interno). Conta com mais de 30.000 títulos de obras nas várias áreas do conhecimento, disponibilizando aos usuários livros, anais, biografias, folhetos, dicionários, revistas e jornais, entre outros. A biblioteca escolar precisa fazer parte da vida de cada estudante. É parte integrante do processo ensino – aprendizagem e exerce papel pedagógico na formação acadêmica, favorecendo o desenvolvimento de várias habilidades e competências.
Para que possamos desfrutar deste grande acervo e com qualidade, vamos ficar atentos aos seguintes cuidados:
Queremos que você cultive o hábito da leitura, com bons livros e em bom estado. Contamos com o seu cuidado e apreço pelos livros.
“O livro traz a vantagem da gente poder estar só e ao mesmo tempo acompanhado.” Mário Quintana