Sagrada Família: CIPA/SEGURANÇA

Irmãs da Divina Providência
18 dezembro, 2017 12:29



Segurança no Colégio Sagrada Família

 

Muitos pais entraram pela primeira vez no Sagrada atraídos pelo visual bonito e bem cuidado. Uma vez lá dentro, encontraram uma equipe jovem de segurança logo no portão de entrada, garantindo a tranqüilidade de seus filhos em todas as áreas do Colégio. Sejam sempre bem-vindos!

 

Vivemos atualmente em metrópoles de contrastes físicos e humanos. Condições econômicas e sociais precárias fazem com que seja necessário termos cautela ao viver em nossas cidades, principalmente nos centros urbanos e em locais de concentração de classes mais favorecidas. O aumento significativo da insegurança e da criminalidade levaram o Colégio Sagrada Família a estabelecer o seguinte lema: “segurança é nossa solução”.

 

A partir de fevereiro de 2011 o Sagrada está sob o controle interno e externo de diversas câmeras em todos os ambientes de acordo com a legislação vigente.

************************************************************************************

  

NOTA DE ESCLARECIMENTO DO MONITORAMENTO COM A INSTALAÇÃO DE CÂMERAS

 

Senhores Pais, Alunos, Professores e Técnicos Administrativos do Colégio Sagrada Família,

 

Visando uma maior segurança a todos que transitam e utilizam nossas dependências, temos instalado um sistema de monitoramento com a utilização de câmeras nos principais ambientes de trabalho, tanto em áreas internas como em áreas externas do Colégio Sagrada Família. Este sistema de monitoramento é voltado, em sua essência, para situações ligadas a saúde, segurança pessoal e patrimonial.

 

É importante ressaltar que o monitoramento implantado pelo Sagrada está em total consonância com as normas legais. A legislação brasileira não proíbe, em nenhum momento, a fiscalização e controle por meio de aparelhos audiovisuais, visto ser uma “decorrência lógica do avanço da tecnologia e poderá consistir em um instrumento importante na segurança de todos”, tal qual já ocorre em outros segmentos da sociedade: BANCOS; LOJAS; SHOPPINGS; HOSPITAIS; CINEMAS; ESTÁDIOS DE FUTEBOL; VIAS PÚBLICAS etc.

 

O Tribunal Superior do Trabalho, em decisão de agosto de 2006, considerou que a monitoração com a instalação de câmeras para fins de segurança não ofende a intimidade e privacidade dos trabalhadores, estudantes e público em geral, pois visa dar uma maior segurança a comunidade educacional, além de evitar furtos e roubos. Em outras palavras, está dentro do uso razoável do poder diretivo. (BRASIL. Tribunal Superior do Trabalho. AIRR nº 1830/2003-011-05-40. Relatora: Ministra Maria Cristina Irigoyen Peduzzio).

 

Vale ressaltar, ainda com base nesse entendimento do referido Tribunal, que não poderá haver monitoração em: refeitórios, cantinas, salas de café e banheiros por violarem dispositivos constitucionais fundamentais como a intimidade, vida privada, honra e imagem (art. 5º, inc. X, CF). Deve-se, ainda, estender por analogia tal posicionamento aos ambientes de repouso e aos destinados aos serviços médicos ou de medicina do trabalho. IMPORTANTE: tais procedimentos foram fielmente respeitados pelo Sagrada.

 

Com relação a disponibilização das filmagens, informamos que essas são restritas ao uso interno da instituição, não havendo qualquer possibilidade de disponibilização a terceiros, salvo por determinação judicial.

 

Diante destes esclarecimentos, certos de que podemos contar com o apoio e a colaboração de todos, nos colocando a disposição para qualquer informação complementar.

 

Atenciosamente.

Irmã Ana Besel,
Diretora.

 

*****************************************