Sagrada Família: Vereador Mirim

Irmãs da Divina Providência
21 novembro, 2017 13:37



 

Dê um clique na imagem acima. O Colégio Sagrada Família participa deste projeto que contribui na formação integral de nossos educandos.

 

Projeto Vereador Mirim

 

Como numa sessão ordinária, os 14 Vereadores Mirins, estudantes de 5ª a 7ª séries escolhidos e eleitos por suas escolas, defendem suas posições, fazem discursos, polemizam questões e efetivamente, votam seus projetos com todas as normas e regras de uma sessão ordinária.

Com o projeto Vereador Mirim, os jovens, muito antes de atingirem a idade legal para exercer seu direito de votar e ser votado, já exercitam a cidadania, participando ativamente da elaboração, discussão e aprovação de leis de interesse da comunidade.

 

Nesse período, os Vereadores Mirins aprendem na prática como funciona o Legislativo Municipal, vivenciam como se desenvolvem as relações entre o poder público e a comunidade e podem avaliar o papel do vereador e sua importância para a comunidade.

 

O Projeto Vereador Mirim têm por objetivo contribuir para a formação de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres, capazes de compreender, inovar e transformar politicamente a realidade.

 

O projeto surgiu como uma resposta à demanda natural de algumas escolas que costumeiramente levavam seus alunos para conhecer o Legislativo Municipal. Estas visitas, contudo, resumiam-se a um breve passeio pelo prédio da Câmara, sem que os estudantes tivessem a oportunidade sequer de assistir a uma sessão legislativa.

 

Atualmente, os contatos entre o Legislativo Municipal e os alunos dos diversos estabelecimentos de ensino se aprofundaram. Primeiro, porque as visitas se tornaram mais organizadas e, sobretudo, mais proveitosas para os estudantes, que passaram a ter a oportunidade de também acompanhar a realização de uma sessão legislativa e conhecer os vereadores de sua cidade. Em segundo lugar porque o projeto possibilitou a circulação de informações nas escolas sobre projetos, leis e atividades gerais da Câmara.

 

Essa interação tem proporcionado aos estudantes uma compreensão maior do papel do Legislativo Municipal e, por outro, contribuído para a formação da cidadania, seja pelo melhor entendimento dos aspectos políticos da sociedade, seja pelo conhecimento dos direitos e deveres de cada um.

 

Durante seu mandato de doze meses, o vereador mirim será encarregado da comunicação entre a Câmara Municipal e sua respectiva escola, bem como da divulgação das ações do Legislativo junto à comunidade onde tem residência fixada.

 

O balanço geral dos projetos nos primeiros anos de programa é altamente positivo, pois há registros do fortalecimento do conceito de cidadania e da responsabilidade política entre os jovens estudantes que participam das atividades, que hoje, reconhecem o valor do voto e, sobretudo, que agora sabem a diferença entre política e politicagem.

 

OBJETIVOS PRINCIPAIS DO PROGRAMA VEREADOR MIRIM

 

A CÂMARA VAI À ESCOLA

 

Promover a interação entre a Câmara Municipal de Blumenau e as escolas, permitindo ao estudante compreender o papel do Legislativo Municipal dentro do contexto social em que vive, contribuindo assim para a formação de sua cidadania e para o entendimento dos aspectos políticos da sociedade brasileira são os objetivos principais do PROGRAMA VEREADOR MIRIM / A CÂMARA VAI À ESCOLA.

 

O só fato de possibilitar a integração das crianças ao sistema político-legislativo, estimulando o interesse pelas atividades desempenhadas pelos representantes eleitos pelo povo, resulta no engrandecimento das finalidades imaginadas quando da idealização do Programa.

 

Em tempos aonde a função social do Estado encontra forças para reassumir a posição outrora idealizada e se busca resgatar a cidadania e o senso democrático do povo brasileiro, porque não despejar créditos naquelas que, indubitavelemente, podem ser partes ativas de um processo renovador, quais sejam, nossas crianças.

 

A participação no desenvolvimento de nosso Município é responsabilidade de todos e, para tanto, lançada está a oportunidade para que os alunos de nossas diversas escolas representem seus ideais e exponham suas expectativas para um futuro não muito distante.

 

Nossa sociedade foi contemplada com um Programa que visa contribuir com o aperfeiçoamento do sistema municipal de ensino, englobando, de forma prática, a área político-legislativa.

 

Estejam certos que a população blumenauense sai enriquecida com a concretização do Programa Vereador Mirim, afinal, sua representatividade junto ao Poder Legislativo Municipal angariou espaços antes inexistentes, que, agora, com a dedicação empregada pelos alunos blumenauenses, encontram-se plenamente solidificados.

 

O futuro de nossa sociedade pertence às gerações vindouras, e para isso, basta incentivá-las!

 

A Câmara Municipal de Blumenau se sente honrada em ser uma das precursoras deste Programa que, de forma célere, vem mobilizando jovens, estimulando novos ideais e atingindo os resultados esperados.

03 de março de 2010

 

Conteúdo Relacionado