Sagrada Família: Ensino Religioso

Irmãs da Divina Providência
21 novembro, 2017 13:37



A religiosidade é um conjunto de conhecimentos e ações através dos quais o homem exprime sua dependência e veneração em relação a Deus. Independentemente da época ou cultura, ela está sempre presente, preenchendo de sentido a vida humana.

Aqui no Sagrada Família, o Ensino Religioso visa proporcionar aos alunos a descoberta do sentido mais profundo de suas existências, através de uma educacão plena, com formacão de valores fundamentais. Tudo isto procurando sempre cultivar o respeito pela opção religiosa da família e do educando.

Outra preocupação do Ensino Religioso é com a formacão de critérios e atitudes de vida. Aceitação, amor e respeito a si mesmo, ao outro e à natureza, solidariedade, partilha, honestidade e prática da justiça são bases da religiosidade. E o objetivo desta disciplina é que os valores propostos passem a se transformar em atitudes. É desta forma, interiorizando e colocando em prática estes valores, que acontece o crescimento pessoal do indivíduo.

Os conteúdos trabalhados nesta disciplina se organizam de acordo com as exigências de cada fase de crescimento e desenvolvimento dos alunos. Os princípios metodológicos levam o educando a situar-se diante da realidade e a confrontá-la com o que é revelado pelas Tradições Religiosas.

Para que o Ensino Religioso de nosso Colégio possa contribuir na concretização dessas propostas, levamos em consideração de nossa prática educativa as seguintes orientações :

1) Focalizamos a realidade concreta de nosso alunos, da comunidade, da sociedade, com suas contribuições, conflitos, avanços técnicos, científicos, condições de vida da população, direitos, deveres, etc.

2) Analisamos a realidade com fundamentação científica, com a contribuição da Psicologia, Antropologia, Filosofia, Teologia, Exegese Bíblica, Sociologia.

3) Desenvolvemos momentos fortes de espiritualidade, de vivências grupais, que permitam aprofundar o relacionamento interpessoal e a comunhão com Deus a partir da opção religiosa de cada família.

4) Criamos espaços que permitam o contato com meios sociais carentes, ou com fortes experiências de sofrimento, objetivando sensibilizar nossos alunos, para que sintam-se comprometidos com a transformação desta realidade.

Esta é uma grande missão para o Ensino Religioso: fazer da escola espaço libertador em que todos possam viver estes valores no dia-a-dia, como agentes de transformação do mundo e da história.