Sagrada Família: PROERD

Irmãs da Divina Providência
21 novembro, 2017 13:38



Resistência às drogas e à violência

 

O PROERD (Programa Educacional de resistência às drogas e à violência), tendo como modelo o D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education), desenvolveu-se no Brasil, com o objetivo primordial de atuar na prevenção do uso de drogas por crianças e adolescentes.

 

Diante do crescente poder de atração das drogas, que ilude e engana nossas crianças, jovens e adultos, as organizações governamentais e não governamentais, relacionados direta ou indiretamente a segurança pública, têm se empenhado, de várias formas, com investimentos altíssimos, a fim de coibir as ações criminosas, neste sentido, as quais, conforme os indicadores, vêm de forma assustadora destruindo nossa sociedade.

 

Todas estas ações, têm representado efeito, porém, não bastam, face à ousadia e sofisticação do crime organizado, em nível mundial.

 

Conclui-se desta forma, que os esforços encontram maior eficiência quando se adota uma postura educacional, preventiva, de cunho estratégico.

 

O Proerd, com sua missão de educar as crianças, no seu habitat, reunindo esforços, ou seja: família, polícia e escola foi o fator preponderante, que motivou em 1983, a criação do D.A.R.E. pelo Distrito Escolar e Departamento de Polícia de Los Angeles - EUA - para, de forma didática e pioneira, atuar na prevenção do uso de drogas pelas crianças e adolescentes.

 

O Projeto desenvolvido por um grupo composto por psicólogos, psiquiatras, policiais e pedagogos, na sua implantação, obteve sucesso em todos os Estados Norte-Americanos, como posteriormente em mais de 40 países conveniados ao Programa. No Brasil o D.A.R.E chegou em 1992, através da Polícia Militar do Rio de Janeiro, e em 1993 pela Polícia Militar de São Paulo, recebendo o nome em português de Proerd.

 

Atualmente alguns estados da federação, através de suas polícias militares, adotaram o Proerd, entre eles Santa Catarina, onde chegou no 1º semestre de 1998.

 

Aqui no Sagrada o projeto está destinado para os alunos das 4ª séries do Ensino Fundamental.

 

Fonte: http://www.proerd.com.br/sc

 

Turmas: 5º anos do EF2

 

Finalidade

 

Regular a implantação do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência na Polícia Militar de Santa Catarina.

 

Introdução

 

Hoje, sem ao menos termos percebido, encontramo-nos na Terceira Guerra Mundial, guerra contra as drogas, que se alicerça basicamente em três pontos fundamentais: Erradicação das culturas de vegetais psicotrópicos, Supressão do tráfico transcontinental e repressão do comércio clandestino. Esquecendo todavia, do trabalho fundamental ou de base, que é a prevenção junto àqueles que ainda não tiveram contato com as drogas.

 

O Departamento de Polícia de Los Angeles/ EUA, diagnosticando esta falha, vem desde 1.983 desenvolvendo um programa educacional que visa prevenir crianças, em idade escolar, dos males causado pelo uso das drogas, para isso foi criado o D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education) um programa que vai além dos tradicionais programas contra as drogas.

 

É um programa que ensina as crianças reconhecerem e a resistirem às drogas, e ainda, as ensinam a como resistir na prática a certas pressões e ofertas.

 

Com o nome PROERD (adaptação para o Brasil) a Polícia Militar do Estado de Santa Catarina, juntamente com as Secretarias Municipais de Educação, Coordenadorias Regionais de Educação e Escolas Particulares, implantou o referido programa, até a presente data, em 14 (quatorze) cidades do estado, entre elas: Blumenau, Joinville, Chapecó, Lages, Criciúma, Balneário Camboriú, Tubarão e Jaraguá do Sul. De imediato foi alcançado um excelente nível de integração entre a Polícia Militar, alunos, pais, professores e comunidade, facilitando sobremaneira o papel constitucional de Polícia Preventiva.

 

Descrição do Projeto

 

PROERD é um programa com caráter social preventivo, que é alicerçado no Programa D.A.R.E. Norte Americano, que tem como objetivo prevenir o uso de drogas, inserindo em nossas crianças a necessidade de desenvolver as suas potencialidades para que alcancem de maneira concreta e plenamente seus sonhos de uma sociedade mais justa e segura.

 

Este Programa consiste num esforço cooperativo da Polícia Militar, através dos Policiais PROERD formados pelo Programa, Educadores, Pais e Comunidade para oferecer atividades educacionais em sala de aula, a fim de prevenir ou reduzir o uso de drogas e a violência entre crianças e adolescentes.

 

Objetivo

 

Diante do aumento do consumo de drogas proibidas ou não, entre crianças e adolescentes em idade escolar e da ineficácia relativa as campanhas preventivas realizadas por órgãos públicos e privados, torna-se necessário um trabalho efetivo e contínuo de prevenção de uso de drogas, entre os jovens que ainda não tiveram contato com tais substâncias.

 

O programa tem por objetivo a prevenção ao uso de drogas entre crianças em idade escolar, o qual será desenvolvido através de:

 

  • Fornecimento de informações aos estudantes sobre álcool, tabaco e drogas afins;
  • Ensinar os estudantes, na prática, as formas de dizer não às drogas;
  • Ensinar os estudantes a tomar decisões e as conseqüências de seus comportamentos;
  • Trabalhar a auto-estima das crianças, ensinando-as a resistir às pressões que as envolvem.