Sagrada Família: Orientação profissional

Irmãs da Divina Providência
21 novembro, 2017 13:38



 

PROJETO DE ORIENTAÇÃO  VOCACIONAL E PROFISSIONAL

 

     O Projeto de Orientação Vocacional e profissional no Colégio Sagrada Família não tem início apenas no Ensino Médio, já a partir d 9º ano o aluno começa a participar de eventos com o objetivo de obter informações sobre as diferentes possibilidades profissionais: cursos e profissões.

     Entendemos a escolha profissional enquanto processo que está relacionado à história de vida de cada sujeito, e nosso maior desafio é ajudar a escolher comconsciência uma profissão e articulá-la e integrá-la ao projeto de vida, por isso, nossos alunos têm participado dos seguintes eventos:

  •  
  •  - Palestras com profissionais das diversas áreas.
  •  - Seminários de Orientação Profissional.
  •  - Visitas às Universidades(Pública e Particular)
  •  - Encontros de informação e orientação profissional.
  •  
  • Acompanhamento individual, para os que não conseguem efetivar a escolha depois dos trabalhos em grupos (Dinâmicas, pesquisas e vivências).

 

 O que realizamos no Primeiro semestre:

- Oito encontros onde os alunos dos terceiros anos tiveram a oportunidade de:

 

  • Elaborar o perfil pessoal (habilidades, talentos, características, interesses).
  • Identificar os objetos de trabalho (pessoas, máquinas, móveis, publicidade, livros, leis...).
  • Escolher as atividades de trabalho de seu interesse (cuidar da saúde, elaborar projetos, pesquisas, educar...).
  • Articular a profissão ao seu Projeto de Vida (família, residência, valores, lazer...).

 

Estamos agora no processo de escolha dos cursos. As estratégias são desenvolvidas em grupos e depois, para os que necessitarem o acompanhamento individual.

No segundo semestre teremos o Encontro de Informação Profissional, que será realizado no colégio, no período vespertino e as visitas às universidades (Particular e Federal).

 

 

MERCADO DE TRABALHO E PROJETO DE VIDA

 

O estudante brasileiro ao terminar o ensino médio deve escolher por uma profissão caso tenha interesse em ingressar em uma Faculdade. A escolha profissional pode ser considerada como um ritual de passagem que marca o fim da adolescência e a entrada no mundo adulto. Em geral, a escolha profissional tem sido embasada em esteriótipos acerca das profissões, influências de familiares e amigos e poucas informações sobre as características reais das profissões e das condições atuais do mercado de trabalho. Além disso, o estudante que termina o ensino médio possui entre dezessete e dezenove anos e nem sempre desenvolveu uma maturidade afetiva e auto-conhecimento suficientes para fazer uma escolha tão importante quanto à profissional. Acredita-se que esses sejam os motivos pelos quais quarenta por cento dos jovens desistem da profissão que escolheram nos primeiros anos de faculdade.

 

Com o intuito de modificar o panorama acima citado, o trabalho de Orientação Profissional, adquire uma importância fundamental não apenas para o momento da escolha profissional, como também para o desenvolvimento maturativo dos jovens. O papel do orientador profissional é o de guiar o estudante em um processo de auto-conhecimento no qual ele poderá adquirir consciência sobre sua história de vida familiar e escolar, suas características, potencialidades, valores, interesses e influências, bem como construir conhecimento sobre as diferentes profissões e o mercado de trabalho. De posse dessas informações, o jovem estará instrumentalizado para fazer a sua escolha, escolha essa que pressupõe auto-responsabilidade e atividade.

 

Entendemos que a escolha profissional é um processo que exige tempo, paciência, reflexão e maturidade emocional e que o jovem que foi instrumentalizado, capacitado para enfrentar o desafio de ajustar seus desejos e características pessoas com a realidade profissional, certamente estará melhor preparado para enfrentar os desafios intrínsecos a uma faculdade e posterior inserção no mercado de trabalho. Embora a escolha profissional seja pessoal e intransferível, o grupo atua como facilitador na medida em que possibilita o compartilhamento de dúvidas, medos e esperanças.

 

“Quem sabe faz a hora, não espera acontecer...”

 

Uma vez por semana, com a duração de 1h e 30min, pequenos grupos estarão desenvolvendo atividades que contribuem para uma escolha consciente do Curso Superior, da atividade profissional que irão exercer...

 

O mercado exige cada vez mais pessoas inovadoras, criativas, com iniciativa e autonomia, capazes de deixar a sua “marca”, conquistar o seu espaço, que conseguem contribuir com um diferencial próprio, resultado de uma profunda identificação com a atividades que desempenham, verdadeiros “artistas”.

 

Responder a este desafio só é possível com uma escolha consciente, responsável e identificada com os interesses, aptidões e talentos pessoais.

 

Parabéns Ir. Ana, o Colégio realmente cumpre a sua Missão... É espaço comprometido com a formação integral e com a escolha consciente da profissão, tarefa imprescindivel para a construção de um mundo cada vez melhor.

 

Césaro Antônio Brandão

 

Psicólogo responsável pelo Projeto de Orientação Profissional

 

CRP 12/02365

 

Texto: PROJETO OVP 2015