Sagrada Família: Educação Infantil

Irmãs da Divina Providência
19 outubro, 2017 09:46



Educação Infantil: uma gostosa brincadeira para as crianças.

Um processo educacional pensado e planejado com seriedade por educadores.

Cada um de nós começa a aprender no momento em que abre os olhos para o mundo pela primeira vez. A partir de então, uma série de informações, símbolos e referências são vistas pelas crianças. Organizar tudo isso de forma educativa, propiciando o desenvolvimento integral da criança em todas as suas dimensões, é a tarefa da Educação Infantil do Colégio Sagrada Família. Contando com uma equipe de profissionais qualificados e um espaço diferenciado, devidamente pensando para as crianças de 1 ano e 2 meses a 5 anos de idade, nosso compromisso com as famílias é, além de manter um intenso cuidado e atenção para as crianças, potencializar o desenvolvimento das mais variadas linguagens, da criatividade, imaginação, autoestima e socialização das crianças a nós confiadas. Nosso processo educativo, que leva em consideração os atos de aprender, desenvolver, brincar e cuidar, ajuda as crianças a descobrirem a si mesmas e ao mundo onde vivem, servindo como alicerce fundamental na construção de uma aprendizagem significativa.

 

Proposta Pedagógica

 

 

 

O trabalho pedagógico é desenvolvido com as crianças das diferentes turmas por meio de projetos e sequências didáticas que são contempladas pelo Sistema de Ensino UNINTER. Este material didático oferece livros específicos de acordo com a faixa etária (Cirandinha – Infantil 2, Carrossel – Infantil 3 – Roda Pião – Infantil 4, Ioiô – Infantil 5). A coleção tem como eixos norteadores as brincadeiras, a cultura e as linguagens que enriquecem as experiências infantis, possibilitando as crianças o desenvolvimento das competências e habilidades como autonomia, socialização das suas capacidades motoras, cognitivas e afetivas.

Nossa proposta pedagógica também permite que as crianças participem de exposições, homenagens comemorativas e cívicas e outras atividades de lazer, sempre priorizando a interação entre a família e a escola e a vivência de valores que contribuem para a formação integral de cada criança.

 

Ainda oferecemos algumas propostas diferenciadas como a Oficina de Convivência, Oficina de Percurso e Cozinha Experimental, que tem como intenção pedagógica a interação e a criação espontânea da criança.

Nossa proposta pedagógica também permite que as crianças participem de exposições, homenagens comemorativas e cívicas e outras atividades de lazer, sempre priorizando a interação entre a família e a escola e a vivência de valores que contribuem para a formação integral de cada criança.

 

Ainda oferecemos algumas propostas diferenciadas como a Oficina de Convivência, Oficina de Percurso e Cozinha Experimental, que tem como intenção pedagógica a interação e a criação espontânea da criança.

 

Objetivo da Educação Infantil  

 

Assegurar uma proposta pedagógica tendo como eixos norteadores as interações e a brincadeira, garantindo que a criança seja o centro do planejamento curricular como sujeito histórico e de direitos, respeitando seus conhecimentos prévios, suas relações e práticas cotidianas vivenciadas. Também ajudar as crianças na construção da sua identidade pessoal e grupal, no brincar, imaginar, fantasiar, desejar, aprender, observar, experimentar, narrar, questionar e construir sentidos sobre a natureza, sociedade e a tecnologia, produzindo cultura, visando o desenvolvimento integral, por meio do binômio cuidar e educar.

 

Outras atividades diversificadas:

 

Na Educação Infantil, as crianças tem o contato com uma série de experiências, vivências e linguagens que fazem parte do currículo oferecido. Assim, para ampliar ainda mais o repertório das crianças, desde o Infantil 1 são oferecidas para as crianças aulas de Educação Física e Educação Musical. A partir do Infantil 3 as crianças possuem ainda aula de Inglês e semanalmente visitam à biblioteca do Colégio para empréstimo de livros.

 

O espaço escolar como um ambiente de aprendizagem

 

Em um ambiente estruturado especialmente para as crianças, as salas de aula são amplas, ventiladas e climatizadas, com materiais disponibilizados de acordo com a faixa etária. As turmas também possuem momentos de recreação em um parque coberto e outro externo. Além disso, toda a estrutura do Colégio é usada pelas crianças, nos mais variados momentos da rotina e dinâmica escolar.

 

Sistema de Avaliação

 

Durante todo o semestre letivo, as professoras observam e realizam registros do desenvolvimento pedagógico  das crianças e, ao final de cada semestre, os referidos registros são sistematizados em avaliações descritivas. Por meio deste relatório é possível detectar as conquistas e aspectos que ainda precisam ser superados, em todas as áreas e linguagens trabalhadas., junto com o material produzido durante todo o período escolar da criança.

As avaliações descritivas ficam à disposição das famílias no site do Colégio Sagrada Família para eventuais consultas.

 

Atividades Opcionais (com pagamento complementar)

 

No mesmo turno que a criança frequenta, mas após o horário regular das aulas, os pais e/ou responsáveis podem optar em matricular a criança nas aulas de ballet e aulas de karatê (a partir do Infantil 3). Tais atividades são opcionais, oferecidas por meio de Contrato Específico com o Professor (a) Responsável de cada modalidade.

 

Atividades extracurriculares

 

As crianças do Infantil 5 podem optar em fazer aulas de ginástica artística e xadrez no contraturno ou após o período escolar (no caso do turno vespertino) - tais modalidades esportivas não possuem nenhum custo adicional.

 

Horários:

Turno matutino: das 7h30min às 11h30min;

Turno vespertino: das 13h30min às 17h30min.

 

 

Clique aqui - Atividades pedagógicas em cada segmento além da matriz curricular 

 

* Todos os profissionais deste setor possuem formação específica apropriada e estão aptos a exercer suas funções segundo a legislação vigente.

 

Galeria de Imagens: