Sagrada Família: Ensino Fundamental 2 (5º ao 9º ano)

Irmãs da Divina Providência
20 agosto, 2017 05:00



OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

 

O Ensino Fundamental do 5º ao 9º ano tem como objetivo geral a construção da autonomia para que o aluno possa ser capaz de realizar um hábito de estudo sistematizado, desenvolvendo assim o seu raciocínio lógico, espírito crítico e curiosidade.

 

5º ANO (10 anos) –Organizar a autonomia do aluno para o trabalho acadêmico na pluridocência, ampliando suas estruturas mentais para uma compreensão do real revisando todas as habilidades desenvolvidas através de uma diversidade de atividades. O aluno deverá ser capaz de evoluir do processo de seriação para o de classificação; enumerar e saber especificar de forma individual (uma a uma); aplicar um conhecimento obtido em outras situações e demonstrar um fato, um fenômeno, um acontecimento por meio do raciocínio lógico, apontando causas, efeitos e relações.

 

6º ANO (11 anos) – Exercitar sua autonomia no trabalho acadêmico e no convívio coletivo, elaborando sua própria compreensão da realidade, ampliando todas as habilidades desenvolvidas buscando o uso conjugado das mesmas de forma simultânea, para uma diversidade de pensamentos. O aluno deverá ser capaz de debater situações problemas para o estímulo da inteligência linguística e análise de dados; através da compreensão das relações entre os elementos diferentes deduzir e extrair conclusões a partir do exame de fatos; analisar decompondo o todo em partes (do complexo para o simples) de forma variada: um texto, uma situação problema, uma operação aritmética, um fato histórico ou uma relação geográfica.

 

7º ANO (12 anos) – A partir de sua autonomia o aluno deverá estabelecer relações com os dados concretos e abstrair para possibilidades, tomando decisões tanto de caráter acadêmico, como de convívio com a realidade que o cerca e seu grupo social. Interpretar (texto/ imagem/ poemas) esclarecendo e expondo seu ponto de vista, compreendendo a intenção do autor; perceber a necessidade de analisar dados e informações para sua compreensão. Apresentar dados e justificativas, sobre um fato ou fenômeno; demonstrar a veracidade de uma situação ou não. Concluir, encerrar sendo capaz de elaborar uma síntese em todas as áreas do conhecimento.

 

8º ANO (13 anos) –Formular ideias ou explicações caracterizando um objeto/fato de modo lógico e operacional. Expressar um conceito por meio do registro de seu pensamento, expressando a essência de sua ideia, tornando lógica a sua definição. Avaliar por meio de julgamentos e análises e ser capaz de  sintetizar uma ideia selecionando os elementos fundamentais. Saber agir de forma recíproca, mútua: agir com o outro. Desenvolver  esquemas que tragam uma síntese dos conceitos fundamentais aprendidos. Ser um leitor e um escritor competente em todas as áreas do conhecimento.

 

9º ANO (14 anos) – Apropriar-se da norma culta da língua portuguesa e do uso das diferentes linguagens: matemática, artística, científica. Construir e aplicar conceitos de forma não fragmentada, selecionando, organizando, interpretando textos, gráficos, tabelas e obras de arte. Observar, comparar, relacionar, concluir e propor transformações no mundo em que vivemos, utilizando os conhecimentos construídos no contexto escolar. Recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de proposta de intervenção solidária na realidade, considerando a diversidade sociocultural como inerente à condição humana no tempo e no espaço.

 

Obs.: O nono ano faz parte do Ensino Fundamental 2. Mas, para que eles possam realizar uma transição do Ensino Fundamental para o Ensino Médio, sem tensões e rupturas, é oferecido à eles a oportunidade de realizarem o Simulado.

O Simulado, como processo pedagógico, oportuniza construir momentos de reflexão e novas aprendizagens. Os nonos anos participam em três (3) etapas.

O resultado do Simulado é divulgado quinze (15) dias, após a última etapa realizada, através do Site www.sagrada.net, bem como, nos murais internos do Colégio.

Classificação: os cinco (05) primeiros colocados recebem um certificado de participação.

 

Horário especial para 2016:

 

Matutino - 7h20 às 11h40             

Vespertino – 13h20 às 17h40

Este horário é dividido em 05 aulas por dia sendo que:

5º ano – sempre 05 aulas por período.

 

6º ao 8º ano - quatro vezes por semana 06 aulas no período.

Matutino na 3ª feira – com saída às 12h20

Vespertino da 2ª feira – com saída às 18h20

 

9º ano – quatro vezes na semana 06 aulas no período.

Matutino nas 3as e 5as feiras – com saída às 12h20

Vespertino nas 2as e 5as feiras– com saída às 18h20

 

As salas de aulas são todas climatizadas.

Quadro interativo em cada sala de aula, com acesso à internet.

Corpo docente especializado e comprometido com a Instituição, na sua formação continuada.

Acesso aos Laboratórios de Iniciação Científica e Informática;

 

AVALIAÇÕES:

Acontecem conforme calendário específico sempre entregue no início de cada trimestre.

 

RECUPERAÇÃO DE APRENDIZAGEM:

Sempre no período oposto nas disciplinas de português e matemática.

 

ESTUDOS DO MEIO E PROJETOS:

Cada segmento possui como proposta a vivência dos conteúdos, por meio de Estudos do Meio e a elaboração de projetos interdisciplinares, permitindo ao aluno contextualizar os conteúdos desenvolvidos em sala de aula.

Oferece-se ainda, projetos específicos de incentivo à leitura e de pesquisa.

 

Clique aqui - Atividades pedagógicas em cada segmento além da matriz curricular

Clique aqui - Atividades pedagógicas em cada segmento além da matriz curricular (9º ano)

 

* Todos os profissionais deste setor possuem formação específica apropriada e estão aptos a exercer suas funções segundo a legislação vigente.