Sagrada Família: Sintomas da Gripe - Vírus Influenza

Irmãs da Divina Providência
18 novembro, 2017 21:13



 

ORIENTAÇÕES - GRIPE A INFLUENZA H1N1

 

 

Senhores Pais e/ou Responsáveis:

 

            Ao ter a sua proposta pedagógica embasada na formação integral do ser humano, o Colégio Sagrada Família prima não somente pela excelência educacional, mas também considera o bem-estar mental, social, psicológico e físico, fundamental para a vida de todos os seus alunos, professores e colaboradores.

            Dentro desta visão de ser humano, a saúde é um aspecto considerado de grande importância e de grande preocupação para a escola e para os pais e/ou responsáveis, especialmente nesta época do ano, com os constantes casos de Gripe A (transmitida pelo vírus Influenza tipo A/H1N1) suspeitos e/ou diagnosticados em nosso município.

Neste contexto, reforça-se que desde o ano de 2009 as salas de aula da nossa instituição de ensino foram mantidas diariamente com recipientes contendo álcool em gel, possibilitando que alunos e professores façam a aplicação direta deste líquido em suas mãos, bem como os ambientes são mantidos sempre higienizados e arejados. Novamente neste ano tivemos a preocupação de conscientizarmos os discentes a fazerem o uso devido dos recursos disponíveis para garantir a sua higiene e saúde.

            Além de todos os cuidados tomados dentro do ambiente escolar, salienta-se aos pais e/ou responsáveis que julguem juntamente com o pediatra e/ou médico de confiança do seu filho / da sua filha da necessidade da vacinação contra o Influenza, já que esta é uma das formas de prevenção e proteção.

Juntos, pais e escola, certamente conseguiremos vencer mais este período de atenção e zelarmos pela integridade dos nossos alunos.

 

Atenciosamente,

Irmã Ana Aparecida Besel.

 

 

 

 

 

Sintomas da Gripe - Vírus Influenza H1N1

 

 

O que é Gripe?

 

A gripe é uma das doenças respiratórias que mais acomete o homem (mais de 10% da população mundial tem, pelo menos, uma gripe a cada ano). Ela é causada por um vírus específico, o vírus Influenza, descoberto em 1933. Esse vírus, cientificamente conhecido como Myxovirus influenza, é um vírus do tipo RNA, classificado na família Orthomyxoviridae. Dentro desta família existe apenas um gênero, Influenza vírus, composto por três sorotipos, A, B e C, que se distinguem pelo fato dos seus antígenos internos apresentarem reações antigênicas cruzadas entre membros de cada sorotipo, mas não entre sorotipos diferentes.

 

Gripes e Resfriados suas diferenças!

 

 

A gripe, além de ser causada pelo vírus influenza, um vírus altamente mutante, apresenta sintomas mais generalizados que incluem febre alta, dores no corpo, dor de cabeça, tosse e sensação de intensa fraqueza.

O resfriado, por sua vez, é causado por outros vírus (vírus sincicial /respiratório, o parainfluenza, o rinovírus, o adenovírus), e embora os sintomas sejam parecidos, estes estão mais localizados no trato respiratório superior (nariz e garganta), sendo normalmente mais brandos e de curta duração.

 

Como prevenir e Evitar!

 

 

Depois do advento da vacinação contra a gripe, esta passou a ser a melhor forma de prevenção, sendo recomendada em todos os países. Outras maneiras de prevenção consistem em:

  • Evitar o contato com pessoas já infectadas;
  • cobrir a boca e nariz quando tossir ou espirrar;
  • lavar as mãos com freqüência, para desinfecção;
  • evitar levar as mãos aos olhos, nariz ou boca sem previamente tê-las lavado;
  • evitar comparecer a lugares com aglomeração de pessoas, quando infectado, a fim de evitar a propagação da doença;
  • evitar esforços exagerados ou práticas esportivas para não diminuir a resistência do sistema imunológico;
  • ingerir bastante líquido para manter a hidratação.